Ciências Biológicas
Às 19h do dia 12/junho, o Parfor Presencial Uneb irá celebrar a colação de grau de mais uma turma: a dos licenciados em Ciências Biológicas do Campus XI (Serrinha). Presente em seis departamentos da Universidade, o curso de Biologia é buscado, sobretudo, por alunos que desejam trabalhar com a docência.
Segundo o Conselho Federal da categoria, Biologia “é a ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além dos processos e mecanismos que regulam a vida”. É por este motivo que os profissionais formados na área destacam-se na atuação em questões que envolvem o conhecimento da natureza. Ainda segundo o Conselho, o estudo das Ciências Biológicas deve possibilitar a compreensão das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização funcional interna próprios das diferentes espécies e sistemas biológicos, além de abordar conhecimentos sociais, políticos, econômicos e culturais da humanidade.
A profissão de Biólogo foi instituída no Brasil há 75 anos, tendo o curso recebido inicialmente o nome de História Natural. Em 1979 o então Presidente da Republica, João Baptista Figueiredo, regulamentou a profissão e criou o Conselho Federal de Biologia (CFBio) e os Conselhos Regionais de Biologia (CRBios). À época convencionou-se que a data em que a lei foi sancionada – 03/setembro – seria estabelecida como o Dia Nacional do Biólogo.
Com duração média de quatro anos, a graduação pode ser realizada através de Licenciatura ou do Bacharelado. O bacharel atua como consultor, realizando estudos e relatórios de impacto ambiental para sustentabilidade ambiental em empresas. Já o licenciado lida com os diversos níveis da docência, além de estudos e pesquisas científicas.
O currículo do bacharelado é forte em Matemática, Estatística e Física, com aulas teóricas sendo alternadas com práticas de laboratório e pesquisas de campo. Na licenciatura o currículo tem ênfase nas áreas básicas, como Botânica, Genética e Ecologia, mas disciplinas ligadas ao conhecimento pedagógico também fazem parte do currículo. Em ambas as modalidades o estágio é obrigatório.
Ao fim do curso, o profissional deve estar consciente de sua responsabilidade como educador, da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, das políticas de saúde e biotecnologia, além de se tornar agente transformador da realidade. Enseja-se também que no seu fazer haja comprometimento com os critérios humanísticos, com a cidadania e com o rigor científico, bem como o norteamento por referenciais éticos e legais.
O campo de atuação das carreiras relacionadas à Biologia é amplo, indo desde o estudo da genética que busca produzir plantas e alimentos melhores até a área da saúde, envolvendo a medicina e todas as suas ramificações e especializações, buscando melhorar a qualidade de vida no mundo. O piso salarial regulamentado pelo CFBio é de 8,5 salários mínimos para jornada de 40h/semanais e de 6 salários pelo trabalho de 30h.
De acordo com a Resolução CFBio nº 03/1997, o Juramento Oficial do Biólogo tem o seguinte enunciado:
“Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz”.
Deixe um comentário