Hoje a postagem tem dupla função: parabenizar todos os administradores pela passagem de seu dia e dar seguimento à série sobre juramentos dos cursos de graduação. Que tal conhecer um pouco mais sobre a Administração?
“Ser competente é acertar um alvo que ninguém acertou, ser administrador é acertar um alvo que ninguém viu.”
(Erlandson F. A. Andrade)
O 9 de setembro foi escolhido como o Dia Nacional dos Administradores como forma de marcar a data em que foi assinada a lei que regulamenta a profissão. No Brasil, que possui Belmiro Siqueira como patrono, em 2015 o ofício está celebrando o “Jubileu de Ouro”: 50 anos de existência.
Tendo como principais colaboradores para a área os teóricos Henri Fayol, Frederick Taylor, Max Weber e Henry Ford, a Administração é uma das profissões que mais crescem no Brasil e no mundo. Por sua vez, os profissionais tem se destacado por qualidades como dinamismo, espírito de liderança, ousadia, dedicação e empreendedorismo, o que os torna capazes de observar, questionar, interpretar, liderar e decidir focado em cada fase do projeto.
O administrador é responsável por estudar e sistematizar as práticas e técnicas que são usadas para conduzir um projeto ou empreendimento. É seu dever também planejar as estratégias, acompanhar o desempenho das atividades e gerir os recursos humanos, materiais e financeiros de uma instituição.
O presidente do Conselho Federal de Administração, Pedro Alencar C. Silva, endossa: “São 50 anos da nossa profissão no Brasil. Talvez, em todo esse tempo, a palavra administração nunca tenha sido tão falada como atualmente (…). Precisamos de mais profissionais da Administração na esfera pública. O administrador terá um papel fundamental, por conta da sua formação adequada para resolver problemas, liderar, motivar e descobrir novos caminhos. Somos incontestavelmente uma grande profissão.”.
Segundo o Guia do Estudante, o bacharelado em Administração é a graduação mais ofertada no Brasil, com cerca de 1.700 cursos em 2014. Somada às dos cursos tecnológicos, as matrículas correspondem a quase 1 milhão das 5,9 milhões existentes. Em comum, as formações possuem uma grade curricular contendo disciplinas básicas como matemática, informática, contabilidade, direito, sociologia e estatística. Há também as específicas: logística, finanças, marketing e recursos humanos.
Durante o a colação de grau do bacharel em Administração é proferido o seguinte juramento:
“Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das Instituições e a grandeza do homem e da pátria”.
Mais informações: Conselho Federal de Administração
Deixe um comentário