Com Colaboração de Rhamayana Barreto

Representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) de todas as regiões do país reuniram-se nos últimos dias 04 e 05/julho, no Hotel Vila Velha, em Salvador, para a IV Reunião do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PARFOR. A Universidade do Estado da Bahia sediou o evento, que contou com a participação de cerca de 50 Coordenadores Institucionais do PARFOR de todo o país para discutir e deliberar sobre os principais temas que envolvem a formação de professores no cenário atual, entre eles, a Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

O Presidente do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PARFOR (FORPARFOR), Márcio Nascimento, ressaltou a importância do evento para a articulação e o fortalecimento das coordenadorias do PARFOR: “É um momento de crise política e econômica, de cortes importantes em políticas e programas de educação, por isso, precisamos fortalecer nosso Programa e fazer deste evento um ato político”. Ele afirmou ainda que o PARFOR não é um programa que pode ser cortado sem consequências graves para a educação, pois vem formando docentes em diversos municípios do país.

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UNEB, Káthia Marise Borges esteve presente no evento e destacou o papel da UNEB na interiorização da educação superior no Estado e a capilaridade do PARFOR, que atinge todas as regiões da Bahia e já formou mais de 17.000 professores em exercício. “Programas como o PARFOR têm fortalecido e ampliado o debate institucional e o compromisso das universidades em formar professores para a educação básica e a formação de professores é uma ação que nos caracteriza e nos é prioritária”, enfatizou.

A troca de experiências e saberes foi a expectativa mais compartilhada entre os participantes do evento, como afirmou a Coordenadora do curso de Pedagogia do PARFOR-PARÁ, Maria Ludetana Araújo: “aprender mais e fortalecer minhas ações através da troca de experiências e práticas, percebendo como meus colegas, em suas regiões, venceram e superaram seus desafios”.

O PARFOR da Bahia é um dos maiores do Brasil. Ele vem se destacando em números e ações e tem um papel importante na formação e interiorização de professores no Estado, atesta a professora Hilda Ferreira, Coordenadora do Programa na UNEB. Para ela, receber um evento desse porte na Universidade é um reconhecimento do trabalho desenvolvido na formação de professores e também do protagonismo da Bahia nessa formação.